terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sustentabilidade em Eventos



O artigo abaixo foi escrito especialmente para o Boletim de Sustentabilidade SEBRAE, organizado por Angela Miki Saito, Maurício Correia e Fabiana Ferreira, o qual foi publicado em novembro de 2012. Comecei a pesquisar o tema por conta de consultoria que prestamos (eu+Carmen Cavalcanti) à Feira de Empreendedor, no mesmo ano. A experiência foi bastante enriquecedora. Depois disso não paro de observar em cada festa, show ou formatura como esta cadeia produtiva impacta o meio ambiente e como tem potencial para realizar ações positivas positivas para a sociedade, principalmente pela capilaridade que possui, uma vez que abrange grande parte da população.

EVENTOS SUSTENTÁVEIS

O setor de eventos no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos. Em 2011, realizaram-se no país cerca de 320 mil eventos movimentando cerca de 32,7 bilhões de reais, segundo pesquisa realizada pelo FBC&VB em parceria com o SEBRAE. O estudo mostrou também que, depois do sudeste, o estado que mais realiza eventos é o nordeste, com cerca de 60 mil eventos e participação de 13 milhões de pessoas ao ano.

Este impulso do setor na economia, contudo, se contrapõem aos impactos negativos que os eventos ocasionam ao meio ambiente. Se por um lado empregos e renda são gerados, por outro uma grande quantidade de resíduos sólidos é lançada; gases de efeito estufa são emitidos na atmosfera; e bens naturais, água e energia são consumidos em grande escala causando prejuízos ambientais.

Com a preocupação de minimizar estes impactos, entidades e organizações do setor de turismo e meio ambiente em todo mundo tem buscado desenvolver ferramentas e políticas voltadas à sustentabilidade de eventos. Em 2010 a USP - São Carlos publicou o Guia Prático para Organização de Eventos Sustentáveis, contendo 13 tópicos voltados às etapas: pré-evento; evento; e pós-evento. Neste mesmo ano, a Fundação nacional de Qualidade publicou em seus Cadernos de Excelência Requisitos para Responsabilidade Socioambiental Corporativa, aplicáveis também à realização de eventos.

Em agosto de 2012 foi lançado na Inglaterra, sob coordenação geral da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ISO 20121:2012, norma de gestão que visa implementar práticas sustentáveis na organização de eventos de qualquer natureza. A ideia é que o documento possa orientar no planejamento dos eventos da Copa 2014 e o das Olimpíadas de 2016.

Neste sentido, o SEBRAE tem buscado se adequar a esta nova demanda orientando seus eventos à sustentabilidade ambiental, econômica e social, assim como sinalizou sua atuação na RIO +20 e, especificamente no estado de Pernambuco, na Feira do Empreendedor -FE- 2012, realizada no Centro de Convenções, nos dias 17 a 20 de outubro.

Desde o planejamento, passando pela execução e desmonte, a FE 2012 considerou a minimização dos seus impactos ambientais, assim como aspectos de responsabilidade social, segurança e acessibilidade entre outras preocupações que fizeram deste um evento piloto para servir de referência a futuras feiras.

Entre os principais resultados de sustentabilidade da FE 2012, apontam-se: 
  • Redução de 68% do consumo de papel e impressos em relação à FE 2010; 
  • Priorização de inscrições on line; folheto informativo único para a feira, reduzindo panfletagem; 
  • uso de papel reciclado; substituição dos copos descartáveis de plástico por de papel biodegradável;
  •  redução e substituição da matéria prima das  sacolas plásticas por material biodegradável;
  • divulgação do conteúdo das capacitações pelo site; Utilização de equipamentos eletrônicos com selo economizador de energia;
  •  estandes modulados e desmontáveis para reuso; mobiliário a partir de material reciclado ou reuso em alguns estandes;
  • coleta do óleo de fritura do restaurante; substituição dos pratos plásticos descartáveis por pratos em vidro retornáveis;
  •  acessibilidade da feira garantida; sensibilização dos funcionários através de apresentações sobre o tema;
  •  Estande de Sustentabilidade oferecendo palestras, debates e atendimentos na área.

Móveis com materiais reciclados
Parceria com Associação de Catadores
Lixeiras seletivas e bebedouro com copo biodegradável
Detalhe dos copinhos que substituíram os descartáveis 
Antes de começar: ginástica laboral 
                                   Paisagismo vivo e com espécies nativas

Rampas, vaga especial, corrimãos: conforto e segurança para todos.

Stand Sustentabilidade: Valeu mesmo!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário