terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eventos Sustentáveis - continuação


ECOFLIPORTO 2012


Um outro exemplo de evento com responsabilidade socioambiental no estado foi a FLIPORTO – Feira Literária Internacional de Pernambuco – realizada em novembro de 2012. Além dos espaços para lançamento de livros, palestras e exposições, a feira contou com a ECOFLIPORTO, uma instalação no Clube Atlântico de Olinda voltado a sustentabilidade, o qual tratou de temas como economia criativa, gestão ambiental, ecogastronomia, moda sustentável, artesanato a partir da reciclagem de resíduos entre outros.
                           

A instalação ficou super interessante com espaços decorados com garrafas pets, telhas recicladas, madeira renovável e fibras naturais. Na entrada, um jardim bem iluminado dava o tom do evento. Quiosques de artesanato compunham o espaço interno, juntamente a uma exposição sobre árvores, com destaque para os baobás de Pernambuco. 

                            



Enquanto um teatrinho de arte educação se apresentava em uma das áreas, ministrei uma palestra sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade a convite da UniNassau.


Ao longo da feira, este clima de cultura sustentável se estendia. Durante o percursos pela Praça do Carmo observamos uma central de bicicletas para aluguel. Assim, as pessoas poderiam poupar CO2 e se exercitar para locomover-se no evento. É claro que a ideia foi de promoção da empresa que patrocinou o bicicletário, mas que bom que o marketing, nesta ocasião, se voltou a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

                                   

Uma forma lúdica de chamar atenção para reciclagem foi a casinha da ECOFLIPORTO. Vi várias crianças brincando e fazendo fotos no equipamento. Luna e Bia, inclusive! 

                                                      


Minha filha e sobrinha também ganharam livrinhos lindos e a preços acessíveis. (Quem gostou foi a mãe ;) A historinha do indiozinho que salvou uma criança por conhecer os segredos da floresta certamente é uma história que ficar guardada na memória de minha pequena.

Educação ambiental, respeito ao próximo, estímulo a imaginação e criatividade: contribuições de livros para os nossos pequenos grandes cidadãos! 

O clima não poderia ser melhor! Oportunidade de conversar sobre cidadania e temas ambientais, a presença de pessoas interessantes como ex alunos e familiares, livros maravilhosos, os ares olindenses e uma lua perfeita  fizeram desta noite ainda mais especial!









Nenhum comentário:

Postar um comentário