terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arquitetura de uma Empresa Sustentável



Uma empresa sustentável pode ser considerada como aquela que assegura o sucesso financeiro do negócio ao mesmo tempo em que minimiza seus impactos ambientais e contribui para o aumento da qualidade de vida da sociedade em que está inserida.

              
São inúmeros os aspectos que incorporam estes três pilares: o econômico, o social e o ambiental. A forma de alcançar tal equilíbrio ainda é um desafio para empresas em todo o mundo. Do ponto de vista do ambiente construído, grandes avanços tem sido alcançados à medida em que bancos, escritórios, fábricas, supermercados, entre outros negócios, vem obtendo devido reconhecimento ao aderirem à arquitetura verde, a exemplo do Banco Real (SP) e da Kraft Foods (PE), ambas certificadas sistema internacional  de avaliação ambiental de edifícios LEED – Leadership and Energy & Environmental Design.


Fonte: Pós ESUDA/Profª Luciana Raposo

            O primeiro caso foi exemplo pioneiro no Brasil, tendo sido inaugurado em 2007 com telhados verdes, vidros duplos nas janelas, pintura em tintas ecológicas e sistema de energia solar. O segundo trata da primeira fábrica no estado de Pernambuco que possui uma séria de critérios ambientais, entre eles a reciclagem de seus efluentes e dispositivos bioclimáticos em seu interior, elementos os quais tem sido amplamente divulgados pela mídia desde sua inauguração, em 2011.


Os benefícios de um edifício sustentável para uma empresa vão muito além dos resultados do marketing verde. A oportunidade de inovar, com ecoeficiência tem chamado atenção de empresários para tornar seus negócios mais sustentáveis, o que exige estudos de viabilidade socioambiental e, sobretudo, técnica e financeira.


Sabemos que um edifício projetado para aproveita os recursos ambientais como a luz solar e o vento; que reutiliza águas servidas e capta as de chuva; trabalha a eficiência energética de seus equipamentos; adota materiais construtivos de baixo impacto, como madeiras renováveis, tijolos reciclados; implanta tecnologias limpas como sistemas de energia alternativa, certamente terá um investimento maior do que os que constroem de forma tradicional.


                                Fonte: Slide da aula de pós em GA-UPE-
                                Profs Luciana Raposo e Carmen Cavalcanti





Fonte: slide da pós de arquitetura sustentável 
ministrada na ESUDA

 Casos de sucesso apontam, todavia, para o retorno financeiro destes investimentos em determinados prazos de modo a justificarem a sua implantação. Além disso, não é só a arquitetura do edifício que pode ser redesenhada numa empresa, mas os seus processos, produtos, serviços e principalmente, princípios. Uma vez que o conceito de sustentabilidade é internalizado por uma empresa poderá ser adotado como eixo central nas suas estratégias, seja na melhoria da qualidade; inovação; comunicação com mercado; design de produtos ou envolvimento dos recursos humanos.


 Uma empresa sustentável se constrói assim; com responsabilidade socioambiental, qualidade no que oferece, compromisso no que divulga e transparências em suas políticas, especialmente por estar voltada a um novo mercado consumidor, cada vez mais exigente, responsável e consciente de seu papel como consumidor/ cidadão.


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