Uma empresa sustentável pode
ser considerada como aquela que assegura o sucesso financeiro do negócio ao
mesmo tempo em que minimiza seus impactos ambientais e contribui para o aumento
da qualidade de vida da sociedade em que está inserida.
São inúmeros os aspectos que incorporam
estes três pilares: o econômico, o social e o ambiental. A forma de alcançar
tal equilíbrio ainda é um desafio para empresas em todo o mundo. Do ponto de
vista do ambiente construído, grandes avanços tem sido alcançados à medida em que
bancos, escritórios, fábricas, supermercados, entre outros negócios, vem obtendo
devido reconhecimento ao aderirem à arquitetura verde, a exemplo do Banco Real
(SP) e da Kraft Foods (PE), ambas certificadas sistema internacional de avaliação ambiental de edifícios LEED – Leadership and Energy & Environmental Design.
Fonte: Pós ESUDA/Profª Luciana Raposo
Os benefícios de um edifício
sustentável para uma empresa vão muito além dos resultados do marketing verde. A
oportunidade de inovar, com ecoeficiência tem chamado atenção de empresários para
tornar seus negócios mais sustentáveis, o que exige estudos de viabilidade
socioambiental e, sobretudo, técnica e financeira.
Sabemos que um edifício
projetado para aproveita os recursos ambientais como a luz solar e o vento; que
reutiliza águas servidas e capta as de chuva; trabalha a eficiência energética
de seus equipamentos; adota materiais construtivos de baixo impacto, como
madeiras renováveis, tijolos reciclados; implanta tecnologias limpas como
sistemas de energia alternativa, certamente terá um investimento maior do que
os que constroem de forma tradicional.
Fonte: Slide da aula de pós em GA-UPE-
Profs Luciana Raposo e Carmen Cavalcanti
Fonte: slide da pós de arquitetura sustentável
ministrada na ESUDA
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