segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ocupe Estelita

O  Ocupe Estelita foi um sucesso! 

O que começou como uma tímida manifestação em redes sociais ganhou divulgação em massa e a presença de inúmeras pessoas que circularam pelos armazéns do Cais das 9h da manhã até o finzinho da tarde deste domingo, 15/04.

#ocupeestelita

Durante este período o que se viu foi muita criatividade, irreverência, arte por todo lado em um ato paz e amor do começo ao fim. Nada de parar o trânsito, nada de agressões,  o que esta luta não violenta mostrou foi que o recifense está cada vez mais consciente de seu papel como cidadão e cada vez mais disposto a discutir o planejamento urbano de sua cidade.


Enquanto alguns manifestantes pintavam os muros e camisetas com o símbolo do movimento, outros se dedicavam a oficinas de origamis. Neste ambiente criativo rolaram também apresentações de malabares, acrobacias em skate e patins, piquenique, banho de piscina para as crianças além de performaces irreverentes como a de três moças que fizeram sucesso com suas fantasias e maneira circense de abordar os carros que passavam.
Para completar o climinha maravilhoso daquela paisagem, vários músicos se apresentaram na tenda improvisada. Esta contribuição musical foi literalmente um show a parte, além da qualidade das bandas, a seleção do DJ foi D+!

O público era bem diversificado, tinha de criança de colo até vovôs compartilhando o mesmo ambiente, apesar dos jovens terem sido mais numerosos. Vi muitos estudantes, colegas da época da faculdade e algumas figurinhas conhecidas da cena Cult do Recife.


Foi muito interessante ver a mobilização das pessoas por uma causa que, se fosse há alguns anos atrás, levantaria pouca gente do sofá... Neste domingo, o Recife deu mais passo em direção a democracia através de uma movimentação espontânea. A apropriação da área, nem que por um dia, transformou uma realidade. Em vez de paredes descascadas, painéis e pinturas; em vez de cheira colas, crianças saudáveis brincando; em vez de barulho de carros, o som dos pássaros da boa música...

Os novos caras pintadas!

Se este não foi um dos objetivos do Ocupe Estelita, para mim funcionou assim... entusiasmo, desejo, reflexões... Como seria a cidade para o cidadão? Como será uma área de construções horizontais, de uma paisagem permeável tomada por enormes arranha céus? Como será um lugar que, mesmo dito abandonado, parece bem mais meu do que na idéia da propriedade privada?
Quando assinei a petição pública tive a chance de conversar com alguns voluntários que organizavam a mesa.  Neste debate, falamos sobre as ações futuras, sobre as contra propostas para o local etc .

Saí de lá era quase umas 5h da tarde certa de que o objetivo do Ocupe Estelita foi alcançado.  As pessoas se posicionaram contra um projeto de alto impacto na cidade. Não houve uma proposta para substituir o projeto “Novo Recife”, mas questionamentos válidos para que entidades possam também se posicionar e junto à sociedade, buscar soluções coerentes entre crescimento econômico, preservação ambiental e valorização sociocultural, ou seja, um novo Recife mais Sustentável.


  
É nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário