terça-feira, 25 de junho de 2013

O Protesto do dia 20 e o sentimento de estar Lá

Relato postado no meu perfil Facebook na ocasião do Manifesto contra a corrupção realizado no dia 20 de junho de 2013, na cidade do Recife-PE, BRASIL:




Acabei de chegar em casa. Como foi o manifesto??? Exatamente como imaginava quanto a segurança, educação e tranquilidade. Tanto sabia disso que fomos de carro numa boa até pertinho da concentração. Caminhamos do Derby até as pontes sem ver uma briga, nem confusão. Pode ter havido, mas o que vi foi uma coisa lindaaaaaaaaaaaaa !!! Famílias inteiras, jovens, crianças, idosos, pernambucanos cantando o hino nacional e estadual com suas faixas, cartazes, cada um do seu jeito criativo de expressar a sua indignação e ao mesmo tempo esperança de mudança para melhor. 

Fiquei me lembrando de poucos anos atrás quando me envolvi no Movimento Amigos da Tamarineira contra a construção de um shopping. Foi tão diferente, ouvi tantas críticas, senti tanta falta de apoio das pessoas, do envolvimento dos colegas... mesmo assim saímos vitoriosos. Depois vieram os movimentos articulados pelos #Direitos Urbanos que tb enfrentaram muitas críticas até se fortalecerem e ganhar apoio de várias instituições de credibilidade e da massa crítica do estado.

Hoje vi com meus próprios olhos que não são mais um punhado de "ecochatos" que estão engajados em mudar as coisas... É gente pra caramba!!!! Podem dizer que muitos foram pelo carnaval, outros para colocar a foto no face, paquerar... mas enfim, pelo menos FORAM, se mobilizam para mudar, levantaram a bunda sofá em vez de curtir o "feriado" de outro jeito ou ficar conjecturando quantas bombas iam cair nas cabeças dos manifestantes. Mais de 50 mil pessoas nas ruas do Recife, meu amigo!!!

Corrupção, copa, transporte, infraestrutura, homofobia, saúde...cada um tem sua bandeira. A minha principal vi muito pouco nos cartazes. Sustentabilidade! O meio ambiente ainda não está muito na cabeça dos novos caras pintadas, mas indiretamente faz parte da causa. O foco foi mais nacional, a maioria criticando a presidenta quando temos tanto a apontar nos nossos prefeitos e vereadores. Gritos contra Renan Calheiros, quando temos nossos próprios corruptos e coronéis... O Brasil dos mensaleiros, gritavam...e o PE dos empreiteiros ? Em vez de criticar Feliciano que já é odiado no pais inteiro, preferia ter protestado contra Fenellon. O problema é que a maioria do público parecia desconhecer aquela figura do MP que afastou a promotora responsável pelos embargos nas obras da MD.

Enfim, enfim...se eu for escrever aqui minhas reivindicações não caberia num post, imagine num cartaz...mas mesmo assim eu tô tão feliz... os astros já previam que o véu da inconsciência cairá por terra e os nosso olhos virão o que nunca conseguimos enxergar antes, a luz ! Ou como preferir, o acordar de um sono de décadas #oGiganteAcordou

Que venham os próximos manifestos de paz em PE! Que venha a consciência coletiva e a mudança de valores! Que cada um se lembre quem é e para que veio e que se manifeste por isso. Porque nas ruas, somos um e assim somos fortes. Não estamos na maior arquibancada do Brasil, mas no centro do campo, criando a cena e fazendo história.

Valeu PE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário