domingo, 28 de dezembro de 2014

Um dia Sem Carro

Texto postado no meu perfil do Facebook no dia 26 de setembro de 2014


Um desafio nada mal para quem trabalha perto de casa e curte pedalar (pelo menos nos fds;). Tão fácil que até hoje nunca foi feito 
‪#‎NhammmTudo bemmmmm aceito críticas, tenho até sofrido bullying pelo fato de defender a mobilidade urbana verbalmente, mas não abrir mão do meu ar condicionado do carro, mesmo em pequenos percursos. 

A vida tem, contudo, me jogado do lado de lá (ou sou eu que tô me jogando mesmo :P) e esse outro lado tem muito mais a ver com a Luciana- essência, aquela de outrora que se perdeu um pouco na roda-viva do trabalho-casa-filhopequeno-familia-trabalho-casa-e-por-ai-vai

Uma das coisas que me faz lembrar a liberdade da infância/adolescência é o vento no rosto. Eu tinha uma Cecizinha branca com uma cesta que dava para levar meus gatos para passear. Saia pelas ruas de Olinda sem destino, passava pela praia, na casa das amigas, saia SEM MEDO e COM TEMPO. Isso é liberdade! 

Recentemente a onda de bicicletas que tomou conta da cidade trouxe junto um pouco daquela Lu que eu tinha esquecido. André Moraes me disse ontem que uma intervenção urbana começa de dentro do indivíduo, depois é que vai para fora. E num é... E eu tentando fazer o contrário..ê-eim  

Só que agora foi. Carmen começou a me puxar para pedalar aos domingos. Depois arrastei as Meninas do Samba* para conhecerem o Caldinho do Mago no Pina. Com o 
‪#‎OcupeEstelita instalado no Cais, então, o programa de bike era certo. O Recife mudou muito. E rápido. Acho que ele está no mesmo percurso cíclico da velha/nova Lu, se redescobrindo, resgatando as ruas, as praças... sob a energia do sol e do vento no rosto. 



O dia mais chatoso é hoje o melhor dia da semana para mim. Nada de shopping nos domingos (nunca gostei mesmo), tampouco passar 4 horas dentro de um restaurante e perceber que já está escuro na hora de voltar para casa. O sol tem que durar mais...pq o sol é a vida! E a gente só sabe disso do lado de fora .

Mas porque esperar o fds, então, se posso ter um pouco disso em plena segunda,terça ou quinta??? Porque não se render a simplicidade voluntária que posso ver num Buda ou apenas num menininho? Ai veio a história do Caracol... da casa, do peso nas costas, dos apegos... E do tempo.

Hoje, dia 26 de setembro, saí de manhã para mais um dia de trabalho, só que desta vez SEM CARRO. Assumi este desafio simples, mas simbólico, por conta do Semana do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro, fatos reforçados pelo bombardeio dos cicloativistas desta cidade.

Já passava das 8h quando Mary me viu saindo e perguntou: “A senhora vai para onde de bicicleta com essa roupa? “ (Para o trabalho, ué... ) “Misericórdia, nesse calorrr??? Mil vezes o desafio do balde de gelo na cabeça. “ Rsssss

Então... fui. Fiz minhas coisas, saí para almoçar, voltei para o escritório, depois vim para casa. Inteira! Feliz J

O resumo desta aventura está nos vídeos mega-mal-editado postados aqui. Quem sabe consigo convencer você também ?!  
‪#‎SimboraRecCity ‪#‎CidadeparaTodos  ‪#‎Desafioquemfoimarcado



Nenhum comentário:

Postar um comentário